terça-feira

Faz o que te apetece

Se pudesses pintar cada objecto de novo de uma cor, qual seria? E sentimentos, que cores lhes atribuirias? Com um arco íris tão vasto e tão completo, porque lei te regirais para as suas cores escolheres?
E que tal desenhar? Se desenhasses tudo de novo? Fizesses esboços à tua maneira e feitio, se fizesses apenas traços e bolas? Achas que conseguirias?
Mas em que mundo viverias se assim fosse? Transformar-se-ia num outro mundo, um mundo onde tu nunca irás compreender porque o fizeste assim. Então pensa comigo, se neste mundo já não compreendes o porque das coisas, porque não compreender neste mundo em vez de noutro? Porque não conservar aquele que te quer bem, que gira sem te aperceberes, tem catástrofes mas as quais são causadas por ti e acima de tudo, aquele que te dá a vida?
Se o dividisses ao meio e pintasses metade de cor-de-rosa e metade de azul, achas que dividirias espécies? E se acrescentasses ainda no meio, uma esfera que seria castanha. As cores estariam bem separadas, mas a variedade? Onde caberia ela?  Onde ficariam as plantas verdes, os bichos brancos, amarelos e vermelhos. Onde haveria espaço para flores cor-de-lilás e até roxas? Mas e as abelhas, pretas, amarelas e brancas? O cor de laranja das laranjas, e todas as cores esquisitas pelas quais este mundo é constituído?
Achas que te sentirias bem, e completo? Eu não acho. Mas alguma vez terias pensado assim, ou apenas te limitas a viver de acordo como a maior parte das pessoas, parecendo fotocopias ou mesmo clones?
Até pessoas desapareceriam, com o desgosto de ver as suas coisas preferidas partir. Gostarias de abdicar delas por egoísmo? Por excentricidade ou melhor ainda, por egocentrismo?
Não penses só em ti, preserva o que está à tua volta.