sábado

Escolhas.
Já ponderaste o número de vezes em que foste obrigado a tomar um partido? E até mesmo as vezes em que, inconsciente, tomaste escolhas? É disso que se trata. Vives em função de escolhas que te condicionam a outras escolhas e estas mesmas te conduzem a mais escolhas. Escolhes o errado, mas tens sempre a alternativa de virar o jogo escolhendo logo a seguir a opção certa. O pior, é veres que tomas sempre o partido errado, escolhes o errado e voltas a escolher o errado, que embora na altura te pareça o correcto a fazer, mais tarde demonstra realmente a sua verdadeira identidade.
Como um jogo no qual podes apresentar duas cartas, dois opostos como um três inocente e um Ás triunfante. Com dois lados, dois objectivos, duas jogadas mas apenas uma tentativa.
Não queiras voltar atrás no tempo para melhorar e alternar as tuas escolhas, aprende com as que fizeste e melhora as futuras. Se existe alguma coisa hoje em dia que fez de ti o que és, foram essas mesmas escolhas.

quarta-feira

De que vale conseguir sem ter o gosto de ter tentado?

É a incerteza que comanda a vida na medida em que te moves  conforme os teus medos. Incertezas todos as temos, o complicado é sabermos controlar as condições que estas mesmas nos impõem.
Alguma vez pensaste em saltar barreiras? Unir forças e superar-te a ti mesmo? Um dia vais ter que o aprender a fazer sozinho, sem mais ninguém que te ajude porque é disso que se trata. Antes de alguém te conseguir ajudar tu vais ter que querer essa ajuda e para isso, é necessário que te ajudes primeiro a ti mesmo.
Não sintas pena por saberes que estás prestes a bater no fundo, esboça um sorriso do tamanho das nuvens e sente orgulho em ti, tiveste a força de erguer a cabeça e perceber o que se passava a teu redor como a maioria não tem! E hoje? Hoje és forte, e há até quem diga que és grande. Hoje és esta pessoa, devido às "calejadas" que foste obrigado a superar, hoje és grande porque continuas a esboçar um sorriso por cada tristeza que se atravessa à tua frente.
Sorris com propósito, sorris para a vida e para tudo o que te espera, sorris por um mundo e um futuro melhor, sorris porque te faz bem e porque faz bem aqueles que te rodeiam, sorris até para esconder feridas.
Sorris por tudo, mas sorris principalmente porque é importante, ajuda-te a ver com mais cores aquilo que está bem diante dos teus olhos, e a pintar o passado por vezes preto, com cores vivas e bem garridas.
É normal voltares a ponderar ser fraco, ou melhor: menos forte. Mas fraco não o és, todos nós apanhamos sustos por vezes, o que nos distingue é conseguirmos entender que é uma das leis fundamentais da vida. Cair não é uma lei, mas tropeçar é. Eu já tropecei enumeras vezes, não me arrependo, não cheguei a tocar o chão, não me cheguei a trancar dentro de um quarto imaginário com quatro paredes brancas, sem portas, sem janelas, sem nada para fazer, apenas eu, o quarto e a roupa que levava vestida. Nunca me cheguei a afundar em alto mar no meio de uma tempestade terrível, estive perto, confesso.
E se eu consegui supera-lo, tu também consegues. Todos conseguimos (eu consigo, tu consegues, ele consegue, nós conseguimos, vós consigais - esta conjugação existe por alguma razão, como todas as outras. Mas se esta existe é porque assim mesmo o é: todos nós o conseguimos).
Portanto está na hora: esboça um sorriso bem visível, abre os olhos e faz o que te apetece. Aprende a viver para ti e para aquilo que realmente queres, pensa: de que vale conseguir sem ter o gosto de ter tentado?