sábado

Não lamentes pelo hoje, faz pelo amanhã.

Não controlas a tua vida de uma maneira exacta, tens altos e baixos mas não te aflijas, isso faz parte de viver. Nesta vida o difícil não é morrer, difícil é a jornada a qual tens que percorrer enquanto tentas viver, viver também não é complicado, saber viver é sim a questão do problema.
Tens alturas em que dás por ti a fraquejar, olhas para trás e sem te aperceberes tocas em feridas mal saradas, em buracos numa parede que ficaram por tapar, através dos quais te criticas, ganhas insegurança e através dos quais te permites a ti mesmo descer a montanha que até agora tinhas escalado.
Porque é essencialmente disso que se trata, travares uma luta de consciente vs inconsciente, tentares ser mais forte do que os teus próprios instintos humanos que te foram atribuídos no momento em que te começaste a formar enquanto cidadão. Não é por acontecer algo mau que tens que voltar atrás, que tens que descer a montanha que outrora conseguiste escalar. Pára a meio, conta até dez, reflecte e respira fundo. Põe a mão na consciência e pensa comigo: queres perder toda a jornada que conseguiste percorrer até agora?? Não. 
Segue em frente, anda à volta pelas montanhas mas arranja uma maneira de a conseguires continuar a subir, a questão não está em falhar, está em tentar e voltar a tentar se assim for necessário. Não é uma conversa doce, assim como o teu percurso não o será. Estás na flor da idade, se pensas que vives mal espera por mais uns quinze aninhos, as obstáculos que até aqui encontraste vão-se tornar em severas tempestades em alto mar, remoinhos que se vão formar com o ar e muitos, muitos jogos perdidos. E ao pensar nisso? Sentes crescer alguma necessidade de desistir? Aniquila-a. Ama-te a ti mesmo acima de tudo, antes de amares outra pessoa.
Vais ter desgostos amorosos com toda a certeza, em que o coração vai parecer ocupar o lugar dos teus pulmões, vai-te tentar retirar o ar ao mesmo tempo que irrita o teu nariz vermelho de tanto pingar. Vais ter vontade de desistir do amor, vais ter vontade de comer, de te refugiares e de ficar em casa. Não queres que ninguém veja os teus olhos. Talvez tenhas desgostos financeiros os quais te tragam problemas familiares, quereres por comida nos pratos para o teu filho e possivelmente precisares de ajuda para o fazer. Vais ter discussões com as pessoas que mais amas, vais ver entrar e sair muitas pessoas da tua vida porque é sempre assim: tudo o que entra, eventualmente um dia terá que sair.
Podes ter sorte de ter apenas uma gripe anualmente, mas há a possibilidade de aparecerem quaisquer tipos de doenças graves as quais nunca tinhas sequer ponderado o que significavam.
Vais ter certamente obstáculos. Mas vais escalar paredes, vais ficar sem forças, vais aleijar-te se for necessário mas pensa, existe uma solução para tudo.
Nada é impossível, nós (seres-humanos) é que tendemos a complicar de mais as situações fáceis. Não lamentes pelo hoje, faz pelo amanhã.

segunda-feira

Não escolhes quem amas, é-te fisicamente e teoricamente impossível definir quem vais amar. Podes querer amar alguém, mas como em tudo na vida, querer não basta.
És apanhado de surpresa quando menos o esperas, dás por ti a pensar nessa pessoa várias vezes ao dia e a pensares que está a crescer uma boa amizade quando no fundo, sabes que é algo mais. O problema aparece no momento em que não te podes enganar mais, és-te visto a aceitar um facto a ti mesmo, não tens como fugir porque aquelas várias vezes ao dia passaram a ser ao acordar e ao deitar.
Ao invés de não poderes escolher quem amas, sabes que podes sempre escolher a maneira como amas a mesma pessoa. Ás vezes somos colocados em situações complicadas em que a única maneira de amar é estando "longe" da pessoa que amamos, é esconder o que sentes ou mesmo afastares-te de vez. Não conduzes a tua história até ao final que queres, não controlas cada palavra que queres escrever mas é certo, consegues controlar as entrelinhas, consegues jogar com as palavras que tendem a saltar à tua frente, apanha as que realmente queres e aposta com elas.
Não mandas no jogo, mas podes sempre manipular o jogo.*