sábado

A diferença, faz toda a diferença.

É aquela diferença que faz toda a diferença. Aquela curiosidade que sentes quando conheces alguém, aquela curiosidade que te dá vontade de a conhecer melhor, cada vez melhor. De saber coisas simples, como eram em pequenos, o nome do meio ou até mesmo o seu maior medo. Essa pequena e "insignificante" diferença, faz toda a diferença.
Acaba por se tornar grande à medida que o tempo passa, vez um dia a passar, de repente são três, quatro, cinco dias, rapidamente passou uma semana e logo  a seguir como que num piscar de olhos dás por ti numa boa aventura, alucinante, com o relógio multiplicado desde a ultima vez que contaste quanto tempo passara desde então. A curiosidade? A curiosidade continua lá, não é como aquelas paixões de verão por as quais quase todos os jovens adolescentes passam em que a curiosidade parece saltitar facilmente, e não passar pelos pequenos detalhes simples, aqueles tais que fazem a diferença. Arrependeste facilmente, apercebeste que te enganaste e que não era aquilo o que realmente querias, perdeste tempo, paciência e possivelmente alguém de valor, alguém que te suscitasse a simples e a verdadeira curiosidade.
Pois bem, aquela que te faz ver as horas constantemente, aquela que te faz correr para o telemóvel cada vez que este mesmo dá sinal de vida, é aquela que faz a diferença. Passas horas a "sobrepensar", a imaginar, reflectir, sonhar e a "curiositar". Não vires as costas a essa curiosidade, costumam trazer com elas grandes oportunidades. Se não trouxer uma oportunidade, não desistas de "curiositar". Sempre ouvi dizer, que as tais borboletas na barriga (que a mim sempre me pareceram mais como que mil e uma formigas após todas elas terem bebido duas ou três bebidas energéticas, a tentarem construir o seu império - formigueiro - sem saberem como, "curiositando" também comigo ao mesmo tempo), que as tais borboletas na barriga eram boas, óptimas até. No fim percebes que a carinha de parva que exibiste ao longo de algum indeterminado tempo valeu a pena, ao menos experimentaste a curiosidade. Experimentaste o desejo de gostar, de querer gostar, de querer saber e por fim, de quer que gostem de ti.
Não troques as saltitantes curiosidades porque como já disse, essas duram um curto prazo de tempo. Experimenta as pequenas e simples curiosidades, que sem dares por elas se multiplicam, somam, dividem e voltam a multiplicar, as tantas já nem as consegues soletrar. Quando chegares a esse ponto, parabéns, caíste na teia da pessoa que te fez ver a diferença entre curiosidades.

terça-feira

Cuidado com os monstros

Não estás sozinho, podes segurar a minha mão. Não prometo, mas posso afirmar com toda e mais alguma certeza de que farei de tudo para não a soltar.
Não saltes, pensa nas pessoas que tens à tua volta, na falta e saudade que lhes vais causar, pensa nos teus pais, amigos e família, aqueles que tudo fazem por ti.
Não desistas, luta por ti mesmo, luta contra os monstros que à noite podem aparecer com o intuito de te estragar qualquer sonho. Não deixes que estes mesmos tomem conta de ti, faz-te forte, ergue a cabeça e grita um "não".
Sonha o mais que poderes, mas atenção ao ponto importante: tens que acreditar, nada acontece se não acreditares no que sonhas. Portanto, acredita arduamente naquilo que tu desejas, um dia o que realmente queres será-te atribuído. Até lá sê prudente, joga apenas com as cartas do baralho que tens na mão (não sejas egoísta , ou com o puzzle incompleto. Aos poucos consegues junta-lo e formar uma bonita imagem, mas mais uma vez, tem cuidado com os monstros.
Mas atenção, nem todos os monstros são feios, alguns são bem bonitos até. Exibem uma mascara perfeita, como um pavão quando conquista a sua fêmea, cuidado com a maquilhagem ou mesmo com as palavras que este usa. Desconfiar, tem que fazer parte do teu dicionário.
Aprende com o tempo e com as atitudes que vais decifrando, tenta captar o maior número de características que conseguires, só assim irás conseguir distinguir esses monstros.
Depois de os distinguires  faz uma selecção. Sê subtil, joga conforme o vento te manda, se é para a direita então segue numa diagonal para a direita (a subir, claro), se for para a esquerda faz o mesmo, mas em sentido contrário porque uma coisa tens que reter: tudo depende de ti.
E quando precisares de ajuda, eu vou estar aqui. Pronta a se necessário, abdicar de uma carta do meu baralho para te dar, temos que ser fortes e unidos, sem medo de cair para ajudar o próximo.
Só assim nos conseguimos livrar dos monstros.